07 agosto 2013

Nutrição: Cabelo, unhas e pele




Como melhorar pele, cabelo e unhas 

Pele, cabelo e unhas são partes do corpo que merecem muita atenção para quem busca boa aparência. Acredita-se que somente os cuidados externos são suficientes, mas não adianta a utilização de cosméticos caros se não existe a preocupação em nutrir o organismo de forma correta: Nutrição vem de “dentro para fora”, e a alimentação influencia de maneira direta e notória na estética do corpo humano. 

Para conseguir cabelos sedosos e brilhantes, unhas fortalecidas, pele macia e hidratada, deve-se manter o equilíbrio na alimentação, com moderação e variedade. Ou seja, deve-se investir em alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais. Esta simples atitude é a chave para alcançar a beleza! 


Cabelos: Diversos estudos mostram o impacto dos cabelos na auto-estima. A beleza e a resistência dos cabelos precisam de conteúdo hídrico e uma boa constituição nutricional. Quando o cabelo está seco, oleoso, sem vida, quebradiço, significa falta de nutrientes. Mesmo sabendo que o estresse contribui para a perda da saúde do cabelo, a alimentação está relacionada à sua beleza. 

Confira os nutrientes específicos para cabelos: 

A proteína, que é a base da queratina, é a principal fonte de nutrição para o cabelo e é encontrada em carnes, peixes, leite, queijos e ovos. 

Para queda e opacidade: proteínas, biotina, vitamina D, vitaminas do complexo B, cobre, zinco, cálcio, magnésio e ferro. Alimentos Indicados: gema de ovo, aveia, cevada, vegetais verdes escuros, lentilha, oleaginosas, grãos integrais, carnes vermelhas, peixes, aves e leguminosas. 

Vitaminas A e E: Gérmen de trigo e óleos vegetais prensados a frio - possuem ação antioxidante, nutrindo o fio, potencializando o crescimento e combatendo a ação dos radicais livres. 

Unhas: As unhas devem ser rosadas, não podem ter lascas, marcas ou estarem esbranquiçadas e quebradiças. Isso é sinal de que alguma coisa no seu organismo não está funcionando bem.

Confira os nutrientes específicos para unhas: 

Fracas: Ferro, cálcio, zinco. 

Manchas Brancas: Magnésio, silício e ferro. Alimentos Indicados: castanha-do-pará, amêndoas, nozes, aveia, cevada, grãos integrais, hortaliças verde- escuros, frutas em geral, semente de linhaça, azeite de oliva, carnes. 

Pele: Deve se apresentar de forma saudável, ser sedosa, sem muita oleosidade e com brilho natural. Para uma pele ainda mais linda e saudável prefira alimentos orgânicos e antioxidantes.

Confira os nutrientes específicos para a pele: 

Acne: zinco, vitamina C, vitamina A e E. Alimentos Indicados: cenoura, mamão, pimentão, tomate, frutas cítricas, abóbora, carnes, peixes, aves, gérmen de trigo, óleo de gergelim. Manchas: vitamina A, C e E. Alimentos Indicados: soja e derivados, hortaliças verde-escuras, frutas cítricas, romã, vegetais amareladas e óleos vegetais. Pele Seca: vitamina A, biotina, cálcio, ácidos graxos, vitamina B2. Alimentos Indicados: amêndoas, feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes, castanha-do-pará, linhaça, azeite de oliva, laranja, morango, limão, acerola. Olheiras: folhas verdes e sementes, suco de clorofila, probióticos, óleo de peixe, semente de linhaça. Flavonóides: Suco de uva, chá verde, vinho tinto. 

Não deixe que a correria do dia a dia, faça você deixar de lado o cuidado com a alimentação. Tenha uma alimentação equilibrada e balanceada para nutrir corretamente o seu organismo. 



Nutricionista Silvia Scatolin Seibel 

Pós graduanda em Nutrição Aplicada à Estética 

Contato: silvia@nutricenutricao.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post.... a nutrição sempre deve ser considerado um aliado e a conscientização é a melhor forma.

    http://belezacomnutricao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Popular posts